UFMS Campus de Nova Andradina participou da realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – Etapa Estadual na região do Vale do Ivinhema

Postado por: Bruno Mazer Garcia

O Campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNA-UFMS), por meio do Laboratório de Inovação, Gestão Estratégica e Marketing (LIGEM Lab), atuou na elaboração e realização da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCT&I) – Etapa Estadual na região do Vale do Ivinhema, que ocorreu no dia 1 de abril, na Câmara Municipal de Nova Andradina. 

A Conferência faz parte da etapa estadual de um conjunto de discussão para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e ações a serem executadas nos próximos anos. A proposta no âmbito regional é construir espaços de diálogo com especialistas e reflexões sobre temas diversos, como agronegócio, sustentabilidade, inovação e competitividade, identificando assim a situação atual e as recomendações a serem incluídas no documento final durante a Conferência Nacional, que acontecerá em junho, em Brasília, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, Organizado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), para mais informações, acesse https://5cncti.org.br.

A Conferência no Vale do Ivinhema realizada com o apoio de instituições como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o LIGEM Lab e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Nova Andradina, reuniu mais de 250 pessoas, de diferentes setores da sociedade e de diferentes cidades, como: Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Anaurilândia e Bataguassu. 

O evento teve a participação do Secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Dr. Ricardo Senna, que ressaltou o papel da ciência em contribuir para a redução de desigualdades e apontar caminhos econômicos atrelados à inclusão social, à sustentabilidade e à inovação. Na ocasião ocorreu o painel “Agronegócio – inovação, sustentabilidade e competitividade: o papel do Vale do Ivinhema no desenvolvimento da região”, com a participação do Esp. Werner Semmelroth (Diretor da Usina Laguna e Conselheiro da BioSul MS) e do Esp. Rafael Martins Chimenes (Coordenador de Inovações na Ciarama Máquinas) e a mediação da professora Dra. Gislayne da Silva Goulart.