TEACOLHER AMPLIA AÇÕES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM ESCUTA ATIVA E ARTICULAÇÃO NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Postado por: Bruno Mazer Garcia

A inclusão de estudantes com deficiência na educação superior demanda mais que boas intenções: exige compromisso institucional, formação docente contínua e, sobretudo, escuta ativa como fundamento ético e metodológico. O encontro realizado em 11 de julho, promovido pela direção do CPNA com a participação do projeto TEAcolher, constitui um marco significativo nesse processo, ao reconhecer que ouvir é parte vital do planejamento de ações efetivamente inclusivas.

A escuta ativa, nesse contexto, não se limita à recepção de demandas. Trata-se de uma postura dialógica que valoriza as vozes de atores do processo educacional, considerando suas experiências, desafios e trajetórias como elementos constitutivos da prática educativa. Ao acolher essas vozes, torna-se possível fomentarencaminhamentos que contemplam as necessidades reais de estudantes, especialmente aqueles(as) com deficiência, cujas vivências frequentemente desafiam os limites das estruturas acadêmicas tradicionais.

Entre as temáticas discutidas, destacaram-se a formação continuada de docentes, o estudo de casos e o planejamento institucional e curricular como estratégias integradas para a garantia de permanência e sucesso acadêmico. Tais ações devem ser pensadas a partir de uma perspectiva intersetorial e comprometida com os princípios da equidade, da justiça e da valorização da diversidade.

Assim, reafirma-se que a inclusão na educação superior não é apenas uma meta a ser atingida, mas um processo permanente de transformação das práticas e políticas universitárias. Iniciativas como a promovida pelo projeto TEAcolher apontam caminhos e renovam o compromisso da comunidade acadêmica com a construção de espaços mais acessíveis, humanos e inclusivos.

Estavam reunidas:
– a Profa. Dra. Alessandra Bertasi Nascimento, Coordenadora do TEAcolher e professora do curso de História;
– a Dra. Ana Paula Oliveira dos Santos, Assistente Social do CPNA e integrante do TEAcolher;
– a Profa. Dra. Gislayne da Silva Goulart, Coordenadora e professora do curso de Administração;
– a Profa. Dra. Juliane Andressa Camatti, Coordenadora e professora do curso de Engenharia de Produção, e também Diretora Substituta.