Projeto de extensão da UFMS Campus de Nova Andradina promove palestra sobre Empreendedorismo Rural em Angélica–MS

Postado por: Bruno Mazer Garcia

A Cooperativa de Mulheres do Projeto Assentamento Angélica recebeu no dia 06 de agosto de 2024 a palestra “Empreendedorismo Rural: Estratégias para Ampliar seu Potencial Produtivo”, ministrada pelas professoras doutoras Gislayne Goulart e Fernanda Lima. O evento foi promovido pela UFMS, por meio do Time Enactus Nova Andradina com o Laboratório de Inovação, Gestão Estratégica e Marketing (LIGEM Lab), além da parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Cooperativa Cresol.

A palestra foi direcionada para a cooperativa local composta aproximadamente 25 mulheres com a finalidade de fortalecer o empreendedorismo feminino no meio rural, apresentando possibilidades de estratégias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos negócios rurais.

Durante o evento, foi destacada a importância do empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social, apresentando técnicas para otimizar a gestão das propriedades agrícolas. Houve oportunidade de fala sobre os principais desafios do empreendedorismo rural, diversificação das atividades agrícolas e sobre tendências e projeções para o empreendedorismo no meio rural, enfatizando a importância de parcerias estratégicas para superar desafios e impulsionar o desenvolvimento sustentável.

A ação faz parte de uma das iniciativas promovidas pelo Time Enactus UFMS Nova Andradina e pelo LIGEM Lab, por meio do Projeto PCER (Programa de Capacitação em Empreendedora Rural) que possui por objetivo principal capacitar pequenos agricultores do Vale do Ivinhema em empreendedorismo rural, proporcionando-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para aprimorar a gestão de seus negócios e promover o desenvolvimento sustentável. O projeto encontra-se na primeira fase que consiste na identificação e análise das necessidades e oportunidades específicas da região, realizada por meio de pesquisas e levantamento junto à comunidade. Na oportunidade, ocorreu a coleta de dados junto as participantes para conhecer as demandas e proporcionar melhorias para os negócios rurais.

A realização do evento reforça o compromisso da UFMS e de seus parceiros com o desenvolvimento do empreendedorismo rural, especialmente entre as mulheres, e evidência a importância da colaboração entre academia, entidades governamentais e cooperativas locais para promover o crescimento sustentável no Vale do Ivinhema e região.