Semana do Desenvolvimento Profissional – Mesa-redonda sobre inclusão social encerra Semana no CPNA
Nesse último dia da 4ª Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS, sexta-feira, 21, no Campus de Nova Andradina, as atividades foram encerradas com a mesa-redonda: Diálogos entre História, Psicologia e Educação: desafios à inclusão, com participação de mais de 100 pessoas via Google Meet.
A mesa foi composta por Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski, doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Rejane Aparecida Rodrigues Candado, com doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, Luciana Codognoto da Silva com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”e Alessandra Bertasi Nascimento, doutora em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O debate foi sobre a inclusão social de mulheres ao longo do tempo. A professora Dulceli trouxe várias leis que regiam a vida das mulheres durante o ano de 1827, mostrando que os projetos de inclusão da época, serviram como exclusão da classe baixa das demais mulheres.
Na sequência, a professora Rejane assumiu a fala e apresentou como os povos indígenas foram e são até hoje excluídos socialmente e suas dificuldades, em meio à pandemia o acesso os estudos.
Por fim, a professora Luciana alinhou os dois assuntos, complementando como essas exclusões sociais afetam os indivíduos e como muitas sociedades constroem esses padrões. A aluna de Administração Isabelly Ibiapino Peres Diz disse que “a roda de conversa contribuiu imensamente para despertar assuntos e reflexões acerca dos temas abordados, principalmente as lutas pela educação e sua evolução ao longo dos anos. O evento foi de enorme importância e aprendizado, aguardo ansiosapelas próximas edições”.
O professor Fábio da Silva Sousa, Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista encerrou o evento agradecendo a presença de todos. “Foi um prazer participar desta organização contando com a Presença de cada um de vocês alunos e professores”.
Texto: Michel Costa (estagiário da Agecom no CPNA)