Mesa Redonda AGRO CPNA: ligando a Universidade com o Agronegócio de Nova Andradina/MS
Postado por: Bruno Mazer Garcia
No dia 26/10/2023 foi realizada a mesa redonda AGRO CPNA: ligando a Universidade com o Agronegócio de Nova Andradina/MS. A mesa foi composta pelo Sr. Marcelo Reginato Rigolin (Gerente da CAMDA – Unidade de Nova Andradina/MS), o Sr. Hemerson Israel dos Santos (Gerente da Royal Agro Cereais – Unidade de Batayporã/MS) e o Sr. Werner Semmelroth (Diretor de Sustentabilidade – Usina Laguna – Álcool e Açúcar). A ação organizada pela disciplina de Empreendedorismo e Inovação e pelo Projeto de Extensão UFMS/CPNA Empreende, contou com a participação dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção.
O objetivo da ação de extensão é promover a ligação entre a universidade e as práticas organizacionais, propiciando a troca de experiências entre os gestores da região do Vale do Ivinhema e os acadêmicos do CPNA. Com os encontros, novas metodologias podem ser aprimoradas e uma rede de colaboração/contatos se constituem entre UFMS/CPNA e as empresas da região.
Dentre as discussões efetuadas se destacam a sustentabilidade e controladoria nas organizações, a gestão dos processos e o compromisso com os colaboradores em sua carreira profissional dentro da empresa. Os convidados ressaltaram o crescimento do agronegócio na região do Vale do Ivinhema, sobretudo o conjunto de empresas voltadas à agricultura na região, como fonte empreendedora de empregabilidade e renda à comunidade. Evidenciaram também que o Mato Grosso do Sul está vivendo um momento crescente na agroindústria, com empresas dos ramos de papel e celulose, sucroenergético, amendoim e de etanol à base de milho, com destaques de investimentos no Estado.
Ao passo que empresas especializadas no campo produtivo do setor de grãos e sucroenergético fixam no município de Nova Andradina, um novo ordenamento territorial de produção e de mão-de-obra se faz necessário para este avanço, exigindo novas capacidades intelectuais e de tecnologia, de acordo com as áreas de atuação. Por isso, é necessário que os acadêmicos do CPNA busquem cada vez mais se dedicar ao conhecimento e as práticas empresariais/produtivas, por meio de estágios, programas de trainees e entre outros, fomentando o papel da UFMS/CPNA no desenvolvimento econômico e social da região de Nova Andradina/MS.
Compartilhe: