Macavida, projeto do Cerrado sul-mato-grossense, é semifinalista de prêmio nacional e transforma fruto nativo em símbolo de saúde e renda

Postado por: Bruno Mazer Garcia

O Macavida, iniciativa que integra o Programa de Capacitação em Empreendedorismo Rural (PCER) — ambos desenvolvidos pelo Time Enactus UFMS Nova Andradina —, foi selecionado como semifinalista do Prêmio Alimentação em Foco 2026, na categoria Semente. O prêmio, promovido pela Fundação Cargill em parceria com a Enactus Brasil, reconhece e apoia as melhores iniciativas pelo Brasil, que fortalecem sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis para todos.

Em outubro, foram anunciados os Tops 7 projetos que, nessa fase do Edital, receberão mentorias exclusivas da empresa Cargill, acesso a uma trilha de desenvolvimento personalizada, apoio de mentores e um investimento financeiro de 5 mil reais para impulsionar o projeto.

O reconhecimento coloca o Macavida em um patamar de visibilidade nacional , abrindo caminho para a expansão do projeto e fortalecendo seu impacto. A iniciativa está alinhada a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, entre eles: ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ODS 5 – Igualdade de Gênero, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

SOBRE O PROJETO MACAVIDA

O Macavida tem o objetivo de combater o desperdício da macaúba em pequenas propriedades rurais, gerando renda, alimentos beneficiados e suplementação natural acessível à pacientes em tratamento de saúde — tudo dentro da lógica da bioeconomia.

Baseado em um modelo de economia circular, o projeto aproveita todas as partes do fruto da macaúba: da polpa, usada para enriquecimento nutricional de alimentos, à casca, utilizada na produção de fertilizantes. Essa prática contribui não apenas para a conservação dos recursos naturais do Cerrado, mas também para a geração de renda e oportunidades de trabalho em comunidades rurais. Além disso, ajuda a reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), mostrando que a gestão sustentável de resíduos no agronegócio pode ser uma poderosa fonte de valor e sustentabilidade.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o perfil oficial no Instagram: @macavidams