Estudantes do Curso de História debateram em Campo Grande temas relacionados aos Direitos Humanos

Postado por: Bruno Mazer Garcia

No mês de maio de 2022, a Profa. Rejane Aparecida Rodrigues Candado, do curso de História realizou o Projeto de Ensino de Graduação intitulado “Educação e Direitos Humanos: Questões Étnicas, Raciais, Gênero e Patrimônio”, vinculado a disciplina “Educação e Direitos Humanos” em parceria com outras do curso. O PEG teve como objetivo oportunizar aos discentes a articulação entre teoria e prática sobre as temáticas em trabalhadas em sala de aula. Os (as) docentes do curso de História envolvidos(as) no PEG abordaram aspectos teóricos nas aulas presenciais. Também contamos com a participação da Profa. Joice Souza Garcia que apresentou os resultados de sua pesquisa sobre a Casa da Mulher Brasileira, em uma aula hibrida, realizada no anfiteatro do CPNA. Em contínuo, houve uma visita técnica a Campo Grande/MS, onde tivemos a oportunidade de conhecer a Casa da Mulher Brasileira e conversar com as gestoras e assistentes sociais sobre o atendimento e os Direitos da Mulher.

Após essa atividade, fomos recebidos para uma tarde de diálogos com o movimento negro Grupo de Estudos Zumbi (TEZ), no qual fomos recepcionados pela presidenta, a Profa. Bartolina Ramalho Catanante e Romilda Pizani presidenta do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS. Foi uma tarde produtiva onde conversamos sobre questões étnico raciais e direitos humanos, com estudantes universitários (as) africanos (as) da UFMS, dialogamos também com as lideranças do movimento que atuam na área da educação, Profa. Myleide de Souza Oliveira (Myla) e Prof. Izadir Francisco de Oliveira. Tivemos uma bela surpresa com apresentação teatral “Zumbi dos Palmares” pelo ator Alguimar Amancio da Silva. Conhecemos o Memorial da Cultura Indígena cacique Enir Terena, na aldeia Urbana Marçal de Souza, acolhidos pela Maria Auxiliadora Bezerra, gestora do Memorial. Após a viagem, houve uma socialização do PEG no auditório do CPNA, onde foi destacado pelos participantes a importância dos Projetos de Ensino para a formação acadêmica. A experiência foi positiva e suscitou a possibilidade da continuidade, de outro PEG, agora com a disciplina História Indígena, que será ministrada pela Profa. Rejane para a turma concluinte do curso de História.