Docentes do Curso de Ciências Contábeis do CPNA têm artigos aprovados no 25º USP International Conference in Accounting e no 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER)
Docentes do Curso de Ciências Contábeis do CPNA tiveram artigos aprovados para apresentação em dois importantes eventos acadêmicos que ocorrerão em julho de 2025. O 25º USP International Conference in Accounting, promovido pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, acontecerá de 23 a 25 de julho, com o tema “Accounting Research and Innovation for a Sustainable World” e é reconhecido como um dos principais espaços de intercâmbio científico nas áreas de Contabilidade, Controladoria e Atuária. Já o 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), com o tema “Tecnologias, energias renováveis e financiamento verde no agronegócio”, será realizado de 27 a 31 de julho na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul, reunindo especialistas para debater soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios do setor.
No 25º USP International Conference in Accounting, os docentes Vítor Cardoso da Silveira, Luciana Codognoto da Silva e Antonio Sérgio Eduardo apresentarão o artigo intitulado “Do Anonimato à Evidência: Os Desafios Atuais das Mulheres Contabilistas”, fruto de uma investigação com ênfase no crescimento da participação feminina na Contabilidade e a relação com os estereótipos de gênero que ainda persistem ao longo do tempo. O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso da discente Fabíula Meira Gonçalves.
A Professora Silvana Dalmutt Kruger teve dois trabalhos aprovados no 25º USP International Conference in Accounting. O primeiro, em coautoria com a Professora Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo (UFMS/ESAN), é intitulado “As Práticas de Controladoria Contemplam as Características Evidenciadas pelos Princípios Globais de Contabilidade Gerencial?”, e deriva de uma pesquisa realizada pelo discente do Mestrado em Ciências Contábeis (PPGCC/ESAN) Victor Hugo Santos a partir de respostas obtidas com uma amostra de controllers acerca de práticas de controladoria. O segundo, “O Papel da Consciência Ambiental na Adoção da A3P na Administração Pública”, foi desenvolvido em parceria com o Professor Jonatas Dutra Sallaberry (UNC), pelas discentes Caroline Barboza e Tânia Savariego de Souza, do Programa de Mestrado Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD da UFPR), abordando as percepções de consciência ambiental de servidores públicos.
O Professor Itzhak David Simão Kaveski também teve dois artigos aprovados no 25º USP International Conference in Accounting. O primeiro, desenvolvido em conjunto com a Acadêmica Juliane Codognotto Munari, da Especialização em Gestão Contábil e Controladoria do CPNA, é intitulado “Participação Feminina e Volatilidade do Mercado: O Papel Moderador dos Estágios do Ciclo de Vida”, e explora a relação entre a presença feminina no mercado e seus efeitos sobre a volatilidade. O segundo artigo, “Ajuste Pessoa-Ambiente, Identificação Organizacional e Desempenho de Tarefas: Evidências com Profissionais Contábeis em Diferentes Modalidades de Trabalho”, foi elaborado em parceria com a Professora Edicreia Andrade dos Santos (UFPR), a partir da dissertação de mestrado da Acadêmica Francini Augustin Costa Andrade dos Santos do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR.
A Professora Fernanda Évilin de Jesus Fortunato Lima teve três trabalhos aprovados no 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). O primeiro intitulado “A sucessão familiar rural e os avanços dos objetivos de desenvolvimento sustentável” elaborado em parceria com João Vitor Guimarães de Oliveira, Thais Cremon e Erlaine Binotto. O segundo trabalho “Protagonismo feminino no meio rural: como a atuação das mulheres é apresentada em blogs?”, desenvolvido em parceria com Sabrina Carreiro, Erlaine Binotto e Keilla Gomes Borges. E o trabalho “Tecnologias utilizadas no segmento do agroturismo” em coautoria com Sirlei de Andrade Maciel, Leonardo de Lima Neves e Erlaine Binotto, membros do grupo de pesquisa “Pessoas, ambiente e sociedade” da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).