CURSO DE HISTÓRIA DA UFMS PROMOVE CURSO SOBRE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONTROLE SOCIAL

Postado por: Bruno Mazer Garcia

Na tarde de 13 de maio aconteceu a segunda aula sobre Financiamento da Educação Básica e Controle Social, um curso de extensão institucionalizado pelo Curso de História do Câmpus de Nova Andradina, o qual dispõe de apoio formal da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, está sob a coordenação da Profa. Dra. Alessandra Bertasi Nascimento e apoio do Técnico em Tecnologia da Informação, Bruno Mazer Garcia, Mestrando em Administração Pública.

Inclui a participação de diretores(as) de escolas municipais, integrantes do Conselho Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Secretário Municipal de Educação de Nova Andradina técnicos da referida secretaria e discentes do curso de História e Ciências Contábeis. A reflexão sobre Sistema Tributário e possíveis impactos da Reforma Tributária no financiamento da educação básica foi conduzida pelo Prof. Dr. Gabriel Gualhanone Nemirovsky, Economista e também Coordenador do Curso de História.

O objetivo geral do curso é apresentar os fundamentos legais, as principais fontes e os mecanismos de financiamento da educação pública básica no país, bem como as responsabilidades da União, Estados e Municípios para promoção de políticas públicas em prol de padrões mínimos de qualidade na educação.

A proposta estabelece relação com o ensino, a pesquisa e a extensão à medida que divulga aos(às) participantes, por meio do ensino e da extensão, conhecimentos científicos sistematizados a partir de pesquisas realizadas no Brasil, proporciona a formação continuada de profissionais da educação e sociedade em geral, bem como instiga a investigação e controle social dos fundos públicos aplicados em educação, conhecimento essencial para compreensão dos tensionamentos presentes nas disputas público-privada pelos fundos públicos. Tal atividade contribui para a formação de rede de trabalho que alimenta informações para as atividades de ensino na graduação, bem como de reflexões para a pesquisa, expandindo perspectivas de abordagens de objetos de pesquisa.

Ter acesso e domínio de práticas e saberes disponíveis socialmente em forma de conhecimento científico pode contribuir para ampliação da perspectiva individual e coletiva sobre a dinâmica da política e da economia que recaem sobre as políticas públicas de financiamento da educação e sobre as diferentes, desiguais e desafiadoras realidades vivenciadas nos distintos entes federados brasileiros.