CSA

A CSA (Comissão Setorial de Avaliação) é responsável pela elaboração dos relatórios apontando as fragilidades e potencialidades, para o conhecimento dos gestores, colegiados dos cursos e demais instâncias para que indiquem de forma coletiva as áreas que devem ser implementadas garantindo assim um processo formativo e contínuo da avaliação.

Acesse: https://siai.ufms.br

O que é a Autoavaliação Institucional?

Trata-se de um processo global e contínuo, envolvendo avaliação-planejamento-transformação-replanejamento. “É se olhar no espelho com olhos críticos e objetivos e ver refletidas as potencialidades e as imperfeições e a partir disso fazermos proposições para solucionar o que não está adequado”, explica Marize Terezinha Lopes Pereira Peres (professora da UFMS). Os resultados da autoavaliação são utilizados pela gestão da Universidade, possibilitando o aperfeiçoamento do seu desempenho em diversas frentes; e enviados em forma de relatório ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para fins de avaliação institucional junto ao Ministério da Educação (MEC).

Quem é responsável pela Autoavaliação Institucional?

A condução é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMS, que é composta por docentes, técnicos-administrativos, discentes da graduação e da pós-graduação e por um representante da sociedade. Trabalhando junto à CPA estão também as Comissões Setoriais de Avaliação (CSA), existentes em cada Unidade de Administração Setorial da UFMS; os coordenadores e colegiados de cursos; os núcleos docentes estruturantes (NDE) e a Ouvidoria. Dando suporte ao processo está ainda a Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI), criada no início da atual gestão da UFMS com o intuito de coordenar e articular as diversas ações de avaliação desenvolvidas na Instituição.

RELATÓRIOS

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

PLANO DE ATIVIDADES

2018

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO

Representantes Docentes

  • Daniele Cristina Bernd – Presidente
  • Fabio da Silva Sousa – vice-presidente
  • Amélia de Lorena Stanzani

Representantes Técnico-Administrativos

  • Rosi Maria Rossi Duarte
  • Vitor Luís Wake Buaretto

Representante Discente

  • Ketilen Vital Macedo do Nascimento

INSTRUÇÕES DE SERVIÇO

Mandato 2020-2023

PORTARIA (CPNA) nº 15, 17 de maio de 2022.

PORTARIA (CPNA) nº 06, de 18 de março de 2022.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO (CPNA) nº 28, de 1 de junho de 2020.

Mandato 2018-2020

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO (CPNA) nº 32, 07 de agosto de 2017.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO (CPNA) nº 57, 08 de outubro de 2018.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO (CPNA) nº 26, 03 de maio de 2019.