Gestão Organizacional e Negócios



Curso: Especialização em Gestão Organizacional e Negócios
Área de concentração: Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de oferta: Presencial
Carga horária total: Mínimo 390 horas
Total de créditos: Mínimo 26
Número de vagas: 25
Número de vagas para ações afirmativas: 3
Período de duração: Até 24 meses 
Periodicidade das aulas: Quinzenal (sexta feira – noite; sábado – matutino e vespertino)
Local das aulas: Aulas presenciais serão realizadas na Unidade da Administração Setorial
de Nova Andradina - CPNA

Coordenador: Profa. Dra. Luciana Codognoto da Silva
E-mail: fabiano.greter@ufms.br
Telefone: (67)3449-0518 / Ramal: 2518

Público alvo

O curso de Especialização em “Gestão Organizacional e Negócios” é direcionado e recomendado aos portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), a profissionais de diversas áreas do  conhecimento, executivos e gestores das áreas administrativas, empresários, consultores, profissionais liberais interessados em desenvolver e aprimorar competências relativas à compreensão das ações e atitudes das pessoas nas organizações.

Objetivos do curso

O Curso de Especialização em Gestão Organizacional e Negócios tem por objetivo geral atualizar e instrumentalizar o discente na gestão empresarial, na tomada de decisão, preparação de estratégias inovadoras e ajustamento aos novos cenários econômicos, tecnológicos, ambientais e sociais, com perfil proativo, eficaz e crítico, habilitado para atuar no contexto organizacional regional e nacional.

Apresentação do curso

O Curso de Especialização em Gestão Organizacional e Negócios insere-se nas área de Ciências Sociais Aplicadas, por estar presente em todas as organizações, qualquer que seja sua natureza, finalidade, porte, ramo de atividade ou setor econômico. O Curso formará profissionais aptos na gestão de empresas de pequeno, médio ou grande porte, aplicando os conhecimentos adquiridos em estratégia, gestão de pessoas, e de serviços em prol das organizações e da coletividade onde estão inseridas. As intensas alterações pelas quais passa a economia, mas sobretudo pela sua internacionalização e pelo advento de novos paradigmas tecnológicos, estão gerando intensas transformações no mundo do trabalho, seja na produção, seja na organização laboral. Um dos efeitos é a reestruturação do mercado de trabalho e também dos perfis profissionais, estabelecendo reformulação das ofertas de educação. O mercado de trabalho, em decorrência de tais fenômenos, vem se reconfigurando através de novas exigências. Com esse contexto, requer o desenvolvimento de competências e habilidades, capacidade de comunicação e de conhecimentos científicos e socioculturais. Evidencia-se que essa situação afeta em termos mundiais, inclusive o Brasil, as economias e o processo produtivo, passarão por uma reorganização estrutural. Diante das novas tecnologias, algumas atividades profissionais não mais existirão, surgirão diversas outras. Com o avanço tecnológico o setor industrial reduz sua força de trabalho, observa-se uma transferência desses trabalhadores para o setor terciário, com destaque o crescimento do setor de serviços. A automação dos serviços administrativos em geral provocou uma verdadeira revolução nas práticas de gestão. Entende-se que os perfis e as competências técnicas dos profissionais têm que levar em conta, as capacidades de gestão e de comunicação, para responder às novas exigências em virtude dos impactos das transformações atuais. A globalização e o emergir da “sociedade do conhecimento” gera a obrigação de tornar as empresas cada vez mais ágeis, enxutas, flexíveis e abertas.

A cidade de Nova Andradina é integrante da microregião denominada Vale do Ivinhema – MS abrange uma área de 29.627,90 Km² e é composta por 10 municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Santa Rita do Pardo (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, 2016).

O município de Nova Andradina está situado na região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul, com sede localizada a 300 km da capital. Seus limites são: ao norte com o município de Ribas do Rio Pardo, ao sul com os municípios de Taquarussu e Novo Horizonte do Sul, a leste com os municípios de Anaurilândia e Bataiporã e a oeste com os municípios de Nova Alvorada do Sul, Angélica e Ivinhema.

Os números demonstram grande capacidade de crescimento do ensino superior. As características locais e regionais, como baixa renda e dificuldade de mobilidade da maioria da polução para grandes centros educacionais mais distantes como Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, reforçam o argumento.

Vale destacar que o CPNA tem como finalidade atender a região Leste do Estado de Mato Grosso do Sul, localizada à margem direita do Rio Paraná, com foco nos estudantes oriundos dos municípios vizinhos de Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, além dos municípios localizados em solo paulista e paranaense. Diariamente recebemos alunos de vários desses municípios para os cursos ofertados pela Unidade Setorial CPNA.

O município de Nova Andradina e Região carece de cursos que formem gestores na área de administração, não dispondo de cursos nesta área oferecidos gratuitamente por entidades de ensino público, razão pela qual propomos a oferta deste.