Gestão do Agronegócio



Curso: Especialização em Gestão do Agronegócio
Área de concentração: Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de oferta: Presencial
Carga horária total: Mínimo 405 horas
Total de créditos: Mínimo 27
Número de vagas: 40
Número de vagas para ações afirmativas: 3
Período de duração: Até 24 meses 
Periodicidade das aulas: Quinzenal (sexta feira – noite; sábado – matutino e vespertino)
Local das aulas: Aulas presenciais serão realizadas na Unidade da Administração Setorial
de Nova Andradina - CPNA

Coordenador: Silvana Dalmutt Kruger
E-mail: poscontabil.cpna@ufms.br
Telefone: (67)3449-0500

Inscrições

Edital e inscrições em breve.


Público alvo

O curso de Especialização em “Gestão do Agronegócio” é direcionado e recomendado aos portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), a profissionais de diversas áreas do conhecimento, executivos e gestores das áreas do agronegócio, incluindo agronomia, contabilidade e ou administração, empresários, consultores, profissionais liberais interessados em desenvolver e aprimorar competências relativas à compreensão das ações e atitudes das pessoas nas organizações.

Objetivo geral

O Curso de Gestão do Agronegócio tem por objetivo geral atualizar e instrumentalizar o discente para atuar nos processos de apoio às decisões organizacionais e na gestão das empresas do agronegócio, na preparação de estratégias inovadoras e análise de cenários econômicos, tecnológicos, ambientais e sociais, com perfil proativo, eficaz e crítico, habilitado para auxiliar às organizações que atuam no agronegócio regional e nacional.

Apresentação do curso

O Curso de Especialização em Gestão do Agronegócio insere-se na área de Ciências Sociais Aplicadas, por estar presente em todas as organizações do agronegócio, qualquer que seja sua natureza, finalidade, porte, com atuação em atividades agrícolas, zootécnicas ou agroindustriais, contemplando o setor agroindustrial. O Curso formará profissionais aptos na gestão de empresas de pequeno, médio ou grande porte, aplicando os conhecimentos adquiridos em estratégia, gestão de pessoas, e de serviços em prol das organizações agroindustriais e da coletividade onde estão inseridas.
As intensas alterações pelas quais passa a economia, mas sobretudo pela sua internacionalização e pelo advento de novos paradigmas tecnológicos, estão gerando intensas transformações no mundo do trabalho e no contexto das empresas do agronegócio, seja na produção ou na organização laboral, evidenciando-se o crescimento e expansão do setor agroindustrial. Com esse contexto, o mercado de trabalho requer o desenvolvimento de novas competências e habilidades dos profissionais, incluindo capacidade de comunicação, domínio de tecnologias e de conhecimentos científicos, técnicos e socioculturais.
Diante das perspectivas positivas e dos cenários apresentados é que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Unidade da Administração Setorial de Nova Andradina (CPNA), se propõe a oferecer um Curso que privilegie a formação de um profissional comprometido com as questões de gestão do agronegócio, incluindo os aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos, de cidadania e com respeito à sustentabilidade dos recursos. Todo esse conjunto multi e interdisciplinar de conhecimentos a ser adquirido, ao longo da sua formação acadêmica e profissional, possibilitará ao aluno egresso estar capacitado e legitimado para atuar na sociedade, cuja demanda tem sido cada vez mais complexa, exigindo, desta forma, um profissional inovador e mais abrangente, inclusive, tornando-se um ator social, agente fomentador de informações contábeis, econômicas, financeiras e sócio produtivas, capazes de promover e participar ativamente da gestão das empresas do Agronegócio.
O egresso do curso de Especialização em Gestão do Agronegócio estará habilitado a exercer as atividades relacionadas à gestão, alinhados aos objetivos e negócios das organizações do agronegócio. Sua atuação profissional no contexto das empresas do agronegócio compreenderá: liderança, planejamento, implantação, acompanhamento, controle, coordenação e gestão de informações para subsidiar o processo de tomada de decisões e a gestão das empresas agroindustriais.