Encontro do Monitor de Violência no Trânsito da UFMS discute ações em Nova Andradina
No dia 19/05/2025 nas dependências do auditório da UFMS do Campus de Nova Andradina foi realizado o Encontro do Monitor de Violência no Trânsito. O projeto de extensão Monitor de Violência no Trânsito da UFMS tem por objetivo conectar as instituições e órgãos competentes de atendimentos do trânsito do município, sociedade civil e comunidade em geral, a fim de construir uma aliança em prol da prevenção, conscientização e educação do trânsito no centro urbano de Nova Andradina.
O espaço visa apresentar os dados do Monitor que desde o mês de março de 2021, registra informações relacionadas aos atendimentos dos acidentes de trânsito no centro urbano do município. Os dados permitem apresentar a comunidade de Nova Andradina, informações essenciais para promoção de políticas públicas de educação no trânsito. Levantamentos como os tipos de veículos envolvidos, horários dos atendimentos, os principais bairros e as principais causas, estão entre os destaques do Monitor.
Desde o ano de 2021 até maio de 2025 foram registrados 16 óbitos no centro urbano do município e contabilizados mais de 2000 atendimentos com os acidentes de trânsito na capital do Vale do Ivinhema. No ano de 2025 já foram registrados 185 atendimentos e 04 óbitos, dos quais 73 atendidos pelo Corpo de Bombeiros, 58 pela Polícia Militar e 54 pelo SAMU.
O Monitor de Violência no Trânsito por meio dos dados do 8º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU em suas categorias de análises revela como os atendimentos das ocorrências de trânsito no município, sobrecarregam as equipes de trabalho e oneram o Estado/Município. Compreender os acidentes de trânsito, a partir dos atendimentos de suas instituições competentes, possibilita uma visão ampla dos fatores estruturais e pedagógicos da educação e do comportamento no município, que, somente a partir de dados mais efetivos do cenário de Nova Andradina é possível construir políticas públicas de mobilidade urbana e de saúde coletiva.
O Encontro contou com a participação de várias instituições parceiras, de servidores e alunos da UFMS/CPNA, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, como: 8º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, Agência do DETRAN/MS de Nova Andradina, Conselho Comunitário de Segurança Pública de Nova Andradina, Departamento Municipal de Trânsito, Câmara Municipal de Nova Andradina, Polícia Civil de Nova Andradina (SIG), Ministério Público/MS, Auto Escola Willian`s, Auto Escola União, AGRAER/MS e Sistema de Inovação.
Dentre os destaques das sugestões do Encontro do Monitor de Violência no Trânsito estão: a inclusão da educação do trânsito nas escolas municipais e estaduais; segurança no pátio do DETRAN/MS para a efetividade do cumprimento das normas; apoiar a implantação da Escola Pública de Trânsito e Agência de Trânsito Municipal; sistema binário na organização do trânsito do centro urbano; buscar referências em outros Estados e países para mudança cultural no trânsito do município; Blitz de Trânsito (Lei Seca e abordagens administrativas com caráter educativo); palestras em empresas privadas, universidades e escolas regulares, etc.
Agradecemos a parceria de todos e convidamos a acessar nossas redes sociais que apresentam os dados detalhados de domínio público:
Página do Monitor de Violência no Trânsito em Nova Andradina: https://cpna.ufms.br/monitor-de-violencia-no-transito-em-nova-andradina-ms/;
Instagram: https://www.instagram.com/monitordetransito_ufms_cpna/