PROFESSORAS DO CURSO DE HISTÓRIA DO CPNA TEM PROJETOS COM FOMENTO EXTERNO APROVADOS

Postado por: Bruno Mazer Garcia

‘Políticas para carreira e remuneração docente: um diálogo entre Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo’ é uma pesquisa em rede no Brasil e conta com a parceria de cinco universidades brasileiras: UFPR, UFMS, UEMS, UFPA, UFPB, além da participação da Universidade de Talca/Chile.

Aprovada pela Chamada n. 40/2022 – Linha 3B – Projetos em Rede – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social, SIGLA: Pro-Humanidades 2022, sob coordenação da Profa. Dra. Andréia Barbosa Gouveia (UFPR), proporcionou duas bolsas de iniciação científica no curso de História/CPNA e uma no curso de Pedagogia/FAED/Campo Grande, além de contemplar a Professora Alessandra Bertasi Nascimento com uma Bolsa CNPq para cursar Pós-Doutorado na Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Educação.

O projeto problematiza as diferentes disputas sobre políticas de carreira e remuneração docente em dois países com trajetórias de governos presidencialistas de coalizão, Brasil e Chile. Tem como premissa que, no campo educacional, tais políticas são estruturais, tanto pela centralidade da ação docente na garantia do direito à educação, quanto pelos custos de pessoal, no âmbito das disputas pelo orçamento público. Isso pois, Brasil e Chile, possuem marcas de fortes confrontos de projetos societários no século XXI. Compreende-se que esses confrontos inserem limites e possibilidades para as políticas locais para carreira e remuneração docente, tanto nos estados e municípios brasileiros como nas províncias chilenas. A partir de um estudo qualitativo documental das políticas para docentes, do debate com professores de escolas, por meio de redes sociais, e de entrevistas com atores-chave dos embates (dirigentes sindicais, legisladores e gestores locais), propõe-se mapear os nós críticos de tais políticas. Considerando um contexto internacional, em que políticas descentralizadas, privatistas e de austeridade circulam na América Latina mas são ressignificadas, adaptadas e redesenhadas a partir de embates locais, a voz dos sujeitos e a análise documental serão trianguladas a partir dos aportes da Teoria Fundamentada. A análise dos pontos de convergência e de divergência entre os casos de Brasil e Chile propicia uma contribuição interpretativa para o campo de pesquisas sobre trabalho docente e financiamento da educação e para a produção de recomendações e propostas para a política de carreira e remuneração docente.

Já o projeto ‘Memórias e Histórias de Mulheres: o acervo do Museu Histórico e Cultural Antônio Joaquim de Moura Andrade’ foi aprovado na Chamada FUNDECT 10/2022 – Mulheres na Ciência Sul-Mato-grossense recebendo recursos para o pagamento de duas bolsas de pesquisa para acadêmicas/os, para a publicação de um livro sobre a histórias das mulheres em Nova Andradina e para a compra de equipamentos necessários ao desenvolvimento do projeto.

O objetivo geral do projeto é mapear a presença de mulheres no acervo documental do Museu Histórico e Cultural Antônio Joaquim de Moura Andrade promovendo o conhecimento de suas histórias. Serão elaborados instrumentos de pesquisa e fichas catalográficas do acervo documental do Museu visando destacar a presença de mulheres nesses registros históricos, organizando um catálogo de fontes históricas relativas a elas. Serão também organizadas exposições relativas à história das mulheres na cidade e região, promovendo ações educativas em escolas.

A proposta do catálogo de fontes históricas relativas à história das mulheres na cidade e região do Vale do Ivinhema visa facilitar a pesquisa na área, bem como estimular o avanço da produção historiográfica sobre o tema. Já a publicação de um livro sobre a história das mulheres na região tem o intuito de superar uma carência na historiografia regional, reconhecendo o protagonismo de mulheres e rompendo com um silenciamento nas produções historiográficas.