PROFESSOR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFMS DE NOVA ANDRADINA PUBLICA ARTIGO EM REVISTA INTERNACIONAL
O Professor Doutor Paulo Cesar Schotten, lotado no curso de administração do campus de Nova Andradina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, publicou artigo inédito em revista internacional na área de inovação financeira. A pesquisa originaria do artigo faz parte da tese do professor que cursou o programa de doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. O artigo publicado em parceria com Danielle Costa Morais (UFPE) e Leydiana de Souza Pereira (UFPE) é resultado de uma pesquisa sobre tomada de decisão em grupo onde foi estudado o processo de concessão de crédito através de um modelo de classificação multicritério.
O artigo foi publicado no periódico Financial Innovation (Impact Factor for 2020 is 3.985 (Q1), which ranked 20th out of 108 journals in Business, Finance category and 9th out of 52 journals in Social Science, Mathematical Methods category) e tem como título Credit granting Sorting Model for Financial Organizations. Este artigo apresenta um modelo de classificação baseado no método multicritério ELECTRE TRI-B, que serve como ferramenta de avaliação para facilitar os processos de concessão de crédito das organizações financeiras.
Nas palavras dos autores, considerando o ambiente de risco e influencias inerentes ao processo decisório das operações de concessão de crédito, tornou-se uma questão de sobrevivência para as organizações financeiras buscar melhorar a forma como se envolvem em tomadas de decisão efetivas, para garantir que seus retornos sobre o capital investido atenderá as expectativas estabelecidas no início do processo. O modelo agrega as perspectivas de diferentes tomadores de decisão para apoiar uma organização no processo de concessão de crédito e, consequentemente, melhorar sua operacionalidade. Os principais resultados obtidos com o modelo foi a sistematização do processo de análise de crédito, redução de dúvidas entre os tomadores de decisão, evita o surgimento de grupos informais e reduz os conflitos e interferências externas no processo de decisão.
O acesso ao artigo pode ser feito por meio do identificador https://doi.org/10.1186/s40854-021-00315-4.